Como Higienizar os alimentos em época de pandemia?

Devemos sempre realizar uma higienização adequada das frutas e hortaliças e em época de pandemia esse cuidado deve ser redobrado. Para isso, se atente as informações abaixo

PASSO 1) Saiba como escolher os alimentos na hora da compra

Hortaliças e Frutas Não devem apresentar partes estragadas, mofadas ou com coloração ou textura alteradas
Peixes Os frescos devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras róseas e olhos brilhantes e transparentes. Os congelados devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evite adquirir aqueles com acúmulo de água ou gelo, pois podem ter sido descongelados e recongelados.
Carnes Não devem apresentar cor escurecida ou esverdeada, cheiro desagradável ou consistência alterada. Carnes frescas apresentam cor vermelho-brilhante (ou cor clara, no caso de aves), textura firme e gordura bem aderida e de cor clara.
Alimentos embalados Observar prazo de validade, se a embalagem está lacrada e livre de amassados, furos ou áreas estufadas. O conteúdo não deve apresentar alterações de cor, cheiro ou consistência.

PASSO 2) Higienização na hora da compra

O QUE FAZER? POR QUE FAZER?
Esteja sempre limpo. Tome banho diariamente. Tenha unhas curtas., sem esmalte e sem base. Não use acessórios. (anéis, pulseiras) Há micro-organismos espalhados por todo o nosso corpo. A maior quantidade está no nariz, na boca, nos cabelos, nas mãos (inclusive unhas), nas fezes, no suor e no sapato. Acessórios podem conter micro-organismos.
Use cabelos presos e cobertos com redes ou toucas. Não use barba. Os cabelos devem ser mantidos presos para evitar que caiam sobre os alimentos. Você sabia que 1mm de cabelo pode conter até 50.000 micro-organismos?
O uniforme ou avental deve ser usado somente na área de preparo dos alimentos. Troque seu uniforme ou avental diariamente, pois ele deve estar sempre limpo e conservado. O uniforme ou avental pode servir de transporte de micro-organismos patogênicos para o interior da área de preparo dos alimentos, contaminando-os. Os adornos pessoais acumulam sujeira e micro-organismos, além de poderem cair nos alimentos.
Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender o telefone e de abrir a porta. Na área de preparo, a pia para lavar as mãos não deve ser a mesma para a lavagem dos vasilhames. Lavar as mãos é uma das melhores formas de evitar a contaminação dos alimentos por micro-organismos patogênicos. A maioria das pessoas não gasta nem 10 segundos para lavar as mãos. Atenção: uma boa lavagem deve durar mais que 20 segundos.
Preste atenção para não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar demais ou mexer em dinheiro durante o preparo de alimentos. Como a grande quantidade de micro-organismos patogênicos é encontrada na boca, no nariz e nos ouvidos, fumar, tossir, espirrar, cantar, assoviar ou até falar demais podem contaminar os alimentos.
Se estiver doente ou com cortes e feridas, não manipule os alimentos. A pessoa doente (com diarreia, vômito, gripe, dor de garganta ou conjuntivite) apresenta um alto número de micro- organismos patogênicos em seu corpo que pode facilmente contaminar os alimentos.

PASSO 3) Higienização de frutas e hortaliças

1) Remova raízes e partes deterioradas
2) Lave em água corrente as frutas e hortaliças um a um, e no caso das verduras, folha a folha.
3) Desinfete em solução clorada por 15 minutos

1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 L de água
4) Seque com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos e guarde na geladeira (tampe bem)
Lembre-se: Não utilize vinagre e bicarbonato! Apenas o cloro consegue matar microrganismos, como vírus, bactérias e fungos.

PASSO 4) Higienização dos utensílios e superfícies utilizados no preparo dos alimentos

Os utensílios utilizados na cozinha (talheres, facas de corte, espátulas, pegadores etc.) e as superfícies de preparo (bancadas, tábuas e mesas), devem ser higienizados corretamente uma vez que podem ser fontes de contaminação.
Obs: não utilize utensílios de madeira
***Método físico:
-Lave os utensílios com água e sabão;
-Enxague em água corrente;

Coloque em água fervente por 15 minutos
***Método químico:

Lave os utensílios ou superfícies de preparo com água e sabão e enxaguar;

Banhe ou imerja por 15 minutos em água clorada (1 colher de sopa de água sanitária sem perfume para cada 1 Litro de água) e enxaguar em seguida.

No caso de utensílios e equipamentos: os utensílios e peças desmontáveis de equipamentos devem ficar imersos na solução de água clorada por no mínimo 15 minutos, com enxágue posterior.
-No caso de mesas, pias e bancadas: Banhar ou borrifar com solução clorada e aguardar 15 minutos. Enxaguar posteriormente.
-Outra opção de higienização de utensílios e superfícies de preparo é o uso de álcool a 70%, não necessitando de enxague.
-A solução clorada só deve ser utilizada em utensílios e equipamentos de aço inox ou plástico. O uso em outros materiais poderá danificá-los.
Após o uso de panos de cozinha, lavá-los e fervê-los. Usar sempre panos secos e limpos, trocando-os quando necessário.
-Os utensílios devem ser guardados em local limpo e seco e devem ficar protegidos de poeira, moscas, baratas, pássaros e outros animais.

As cubas e panelas devem ficar viradas de cabeça para baixo

Os utensílios devem ser de material de fácil lavagem. Evite colheres de pau e tábuas de carne de madeira. A madeira é um material muito poroso, sendo muito fácil o abrigo de microrganismos e muito difícil a sua lavagem e desinfecção corretas.
-Se um utensílio cair no chão (colheres, garfos, facas, escumadeiras, espátulas, etc), recolha-o e, lave-o com água e sabão antes de utilizá-lo.

Para a limpeza geral da cozinha ou da área de produção de alimentos, lave com água e sabão e posteriormente enxágue com a solução de água clorada. Varrer o chão permite que muito pó seja levantado.

E ai, gostaram? Use e abuse dessas dicas e se mantenha prevenido (a)!
Um beijo, até a próxima!