Jejum Intermitente Emagrece?

A cada dia que passa ,há mais assuntos na mídia relacionados a “dietas” e estratégias para o emagrecimento. E o jejum intermitente é um desses temas tão falados ultimamente.

Primeiramente, vou te explicar como funciona o tal do jejum intermitente. Como o próprio nome já diz, esta dieta é baseada na privação total de comida durante um determinado período, que pode variar entre 12 até 23 horas; ou ainda jejum em apenas alguns dias da semana.

Antigamente era disseminada a ideia que para emagrecer a pessoa precisa necessariamente comer de 3 em 3 horas e agora para emagrecer é dito o contrário: ficar sem comer. O que será que realmente funciona de forma geral?

Não sei! Sabe por quê? Porque cada pessoa tem um metabolismo, uma necessidade e isso deve ser avaliado por um profissional.

Então eu não levanto a bandeira para nenhum dos métodos sem antes conhecer o meu paciente. Ou seja, fazer jejum não vai ser bom para todos. Algumas pessoas vão se beneficiar, outras não. Tudo depende do gasto energético, do que a pessoa faz de atividades durante o dia, como são os hábitos alimentares dela entre outros fatores. Se por exemplo, o indivíduo trabalha muito com a mente ou com o físico durante o seu serviço, ele precisa de energia para conseguir realizar com excelência suas funções. E essa energia vem da onde? Da alimentação. Então as chances dessa pessoa se estressar, ter uma queda no rendimento nos afazeres são grandes e talvez o jejum não seria recomendado.

Agora, se por exemplo, uma pessoa não tem muito desgaste energético durante o dia e está acostumado há tempos a ficar um período sem comer, talvez a estratégia do jejum seria conveniente.

Existem sim estudos que correlacionam o jejum intermitente com o emagrecimento em humanos e que foram benéficos. Porém não há comprovações sobre quanto tempo isso funciona, até quanto tempo seu cérebro fica bem sem se estressar com a diminuição da alimentação.  Será que é algo sustentável?

Para concluir fica aqui a minha dica: se você tem vontade ou interesse em praticar o jejum intermitente, consulte um profissional capacitado para te orientar!

Lembre-se sempre que sozinho você pode ter deficiência de nutrientes, além de correr o risco de ficar no efeito sanfona e aumentar sua ansiedade devido a restrição alimentar.

Cuide-se ! Nem tudo o que está na moda serve para você!

Beijos, até a próxima.